A comunicação corporativa em 2016

0
72

As principais empresas de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa do Brasil foram listadas pela Mega Brasil no Anuário da Comunicação Corporativa 2016.

O evento de lançamento do Anuário foi realizado em paralelo ao 19º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa (Maksoud Plaza, S. Paulo) no dia 19 de maio, quinta-feira passada. A Art Presse foi mencionada em diversas páginas desta publicação, bem como dirigentes das principais agências do país.

Este é sétimo ano que o setor recebe este tipo de levantamento e a novidade deste ano é que foi lançada uma versão digital, com conteúdos inéditos, além da versão impressa.

O Anuário 2016 traz o mais completo ranking das agências de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa do Brasil, inclusive fornecedores. Segundo o jornalista Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil Comunicação responsável pela produção do Anuário, este é “o mais completo ranking de Agências de Comunicação da história, particularmente no universo das médias e grandes, que, pela primeira vez, com raríssimas exceções, terão seus números de faturamento expostos no conjunto”.

De acordo com o estatístico Maurício Bandeira hoje existem entre 800 e 1.000 agências de comunicação em todo o país embora o Anuário tenha publicado 215. A receita total do segmento permanece acima de R$ 2 bilhões (entre 2.12 e 2.37 bi), sendo que metade desse valor foi gerado por pequenas e médias agências. Para ele este cenário deve mudar nos próximos anos por causa das consolidações dos grandes grupos.