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O design que nos protege

Design

O design em alta. Crédito: Art Presse/Divulgação.

O jornal Meio&Mensagem publicou uma reportagem esta semana que chama a atenção pela atualidade e importância cujo título reproduzimos aqui: “Por que as disciplinas de branding e design crescem nas agências?”. Aproveitamos, aqui na Art Presse, agência de RP (relações públicas), para falar um pouco sobre esta disciplina.

O interesse pela área de design por parte dos profissionais de relações públicas tem crescido de forma significativa, tanto no Brasil quanto no mundo todo.

Este aumento reflete a transformação do comportamento de consumo, principalmente impulsionada pelo avanço das redes sociais e do ambiente digital.
Os profissionais da área de relações públicas sabem o poder do visual para captar a atenção do público em meio ao bombardeio constante de informações.

Com a popularização das redes sociais, vivemos em uma era onde a produção e o consumo de conteúdo atingiram níveis inéditos. Nunca se criou tanta informação, e muito desse conteúdo é visual.

A ferramenta “design gráfico”

Hoje, as plataformas como Instagram, TikTok e Pinterest, dão destaque a imagens e vídeos, tornando o lema “uma imagem vale mais do que mil palavras” mais verdadeiro do que nunca. O design gráfico, portanto, tornou-se uma ferramenta fundamental da área de relações públicas, oferecendo formas de atrair e reter a atenção do público.

As novas gerações, em especial os Millennials e a Geração Z, são extremamente visuais. Cresceram cercadas por telas e conteúdos que priorizam a estética e a agilidade na comunicação.

Para se conectar com esses consumidores, os profissionais de relações públicas precisam compreender que o visual não é apenas decorativo; ele carrega significados. O design deve transmitir a mensagem correta, refletir os valores e o propósito da marca, além de ser visualmente atraente. É isso o que fazemos todos os dias aqui na Art Presse.

Design bonito

Contudo, o visual por si só não é suficiente. Um design bonito, mas vazio de significado, dificilmente terá impacto. O conteúdo precisa ser estratégico e o visual precisa complementá-lo. As marcas que conseguem unir esses dois elementos — estética e propósito — se destacam em meio ao excesso de informação. Sem esse equilíbrio, a comunicação visual corre o risco de ser descartável e não gerar a conexão desejada com o público.

Por isso, é essencial que profissionais de comunicação e relações públicas desenvolvam um olhar atento para o design, entendendo-o não apenas como uma parte estética, mas como um componente fundamental na construção de significado. O futuro das relações públicas, especialmente no digital, está cada vez mais visual, e compreender essa transformação é chave para manter a relevância em um mercado em constante evolução.

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