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O segredo das big tech

O segredo das big techs

Os especialistas das grandes instituições de ensino como Harvard, MIT e Insead deveriam se debruçar sobre uma das principais estratégias de comunicação deixadas pelas marcas das big tech: a sua capacidade de estar sempre na mídia, e utilizar fortemente a ferramenta “relações públicas” e “assessoria de imprensa”.

O livro “Steve Jobs”, de Walter Isaacson, revela a principal estratégia de Jobs para promover a Apple e, principalmente, alguns de seus produtos, para além das apresentações para um público formado por funcionários, amigos, amantes da marca e jornalistas.

Steve Jobs “vazava” algumas informações para os jornalistas Walter Mossberg e Kara Swisher, do Wall Street Journal. O jornal era o primeiro a dar o “furo”.

Aí o restante da mídia corria para estas apresentações para complementar o que já havia sido anunciado.

As marcas das big tech

O mesmo acontece com todas as marcas, das mais famosas como Google, Microsoft, Amazon, Meta, Spotify assim como as incumbentes como a OpenAI, Nvidia etc. etc.

Diariamente, somos bombardeados de notícias sobre lançamentos e novidades dessas marcas. Não vemos nenhum anúncio, nenhuma ação de OOH, nenhum banner nos portais. Apenas notícias nas páginas editoriais.

É verdade que algumas dessas big techs se tornaram mais fugidias em relação à mídia. Veja o caso da Meta, que se embananou a partir do caso da Cambridge Analytica. Tornou-se vidraça e mesmo assim não deixa de emitir comunicados à imprensa regularmente.

Não deixa de ser irônico. O Google sempre se beneficiou da imprensa, mas teve de sofrer ações na justiça de vários países para começar a remunerar as empresas que produzem notícias profissionalmente.

A discussão também chegou às empresas como Open AÍ, que têm os agentes de IA, como o ChatGPT e o Gemini, que se abastecem do noticiário para dar forma aos textos.

Executivos e CMOs de grandes empresas deveriam parar de insinuar que o RP e a assessoria de imprensa estão datados. E começar a seguir a lição deixada pelas lideranças das big tech.

Aprender com eles que a inovação não tem a ver apenas com seus produtos e serviços. Tem a ver com a maneira como eles se comunicam continuamente com a sociedade.

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