SEO para brand awareness, RP e o topo do funil de marketing

Brand Awareness e SEO

É comum ver em blogs e posts nas redes sociais a informação que o digital é eficiente em ações de Brand Awareness, etapa que se localiza no topo do funil de marketing. Não é bem assim.

O que os CEOs e executivos C-level das empresas precisam entender é que quem faz este trabalho com excelência é o RP-relações públicas, por meio do serviço de Assessoria de Imprensa.

O fato é que o trabalho de relações públicas (RP) tem um papel seminal na construção e manutenção da imagem de uma marca e é muito mais eficaz para ações de brand awareness do que as técnicas digitais. Podemos afirmar que o RP é o filet mignon do brand awareness.

Isso porque a natureza do RP permite uma abordagem mais humana e autêntica, essencial para criar conexões emocionais profundas com o público. As técnicas digitais tendem a focar em métricas quantitativas. O RP se concentra em estratégias qualitativas, que podem gerar um impacto mais duradouro e significativo na percepção da marca.

O RP mantém uma relação simbiótica com a imprensa. Os profissionais de RP fornecem informações relevantes e muitas vezes exclusivas aos jornalistas que as processam e as transformam em matérias que são de interesses da sociedade. As informações que transitam pelos assessores de imprensa passam pelo crivo dos jornalistas e crescem aos serem vertidas em reportagens repletas de novidades e significados.

SEO

As matérias que inserem as marcas em um contexto coerente com a comunidade, proporcionam oportunidades únicas de envolvimento direto da marca com seu público-alvo. Quando as matérias aparecem nos sites digitais movimentam os motores de busca e são ótimas indexadoras para SEO.

Essas interações são geralmente percebidas como mais autênticas e confiáveis, pois vêm de fontes consideradas imparciais, como jornalistas e influenciadores respeitados. Isso contrasta com os anúncios digitais, que são vistos como invasivos, como commodities (todos podem comprar os espaços e fazer deles o que quiserem, desde que não firam as políticas comerciais) e são facilmente ignorados pelos usuários. Por isso é que há a necessidade da repetição, da impressão.

É bom que se diga que o trabalho de RP é baseado em construir relacionamentos de longo prazo com stakeholders importantes. Ao cultivar uma rede de contatos com a mídia, influenciadores e líderes de opinião, as empresas podem garantir que suas mensagens sejam transmitidas de maneira eficaz e contínua. Esses relacionamentos baseados na confiança são difíceis de replicar através de campanhas digitais, que frequentemente se baseiam em interações breves e transacionais.

Brand awareness

Além disso, o RP tem a capacidade de gerenciar e responder a crises de maneira eficaz, protegendo e até fortalecendo o brand awareness. Quando uma marca enfrenta uma crise, a rapidez e a autenticidade na comunicação são cruciais para manter a confiança do público. Profissionais de RP são treinados para lidar com essas situações, oferecendo respostas cuidadosas e estratégicas que podem ajudar a mitigar os danos à reputação da marca. Em contraste, técnicas digitais podem não ter a mesma eficácia em tempos de crise, pois podem ser vistas como menos pessoais e menos confiáveis.

E mais: os (bons) RP têm capacidade de criar narrativas envolventes que ressoam com o público. As histórias bem contadas têm um poder único de capturar a atenção e gerar um impacto emocional, elementos essenciais para aumentar o brand awareness. Os RP se concentram em contar histórias verdadeiras, checadas, que destacam os valores, a missão e as conquistas da marca, enquanto as técnicas digitais frequentemente se limitam a mensagens curtas e diretas que podem não ter o mesmo efeito emocional.

Os RP também são eficazes em alcançar públicos específicos através de segmentação e personalização. Ao entender profundamente o público-alvo, o RP pode adaptar as mensagens para ressoar com diferentes segmentos de maneira mais precisa. Essa personalização é muitas vezes mais difícil de alcançar com campanhas digitais, que podem ser amplamente disseminadas e menos direcionadas.

O RP é bidirecional

Além disso, o RP promove uma comunicação bidirecional, permitindo que a marca não apenas fale com o público, mas também ouça e responda aos feedbacks. Esse diálogo contínuo ajuda a construir um relacionamento mais forte e confiável com o público, aumentando a lealdade à marca. As técnicas digitais, por outro lado, muitas vezes promovem uma comunicação unidirecional, onde a interação com o público pode ser limitada.

Por fim, a credibilidade que o RP pode trazer para uma marca é incomparável. Quando uma marca é mencionada positivamente na mídia ou apoiada por um influenciador respeitado, essa validação externa pode ter um impacto significativo na percepção do público. Esse tipo de credibilidade é difícil de alcançar apenas com técnicas digitais, que podem ser vistas como menos autênticas. Em suma, o trabalho de RP oferece uma abordagem holística e autêntica para aumentar o brand awareness, criando conexões emocionais e duradouras com o público.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Mais Info