Art Presse realiza ação para o INSEAD, a única escola de negócios presente entre as Top 5 do mundo na última década, segundo o Financial Times

Antonio Uras e Francisco Veloso, reitor do INSEAD.

A Art Presse foi a agência escolhida pelo INSEAD para conduzir uma ação estratégica de comunicação para a escola no Brasil no mês passado. O INSEAD vem sendo consistentemente reconhecido pelo Financial Times como a escola que tem o melhor programa de MBA do mundo.

O reitor, Francisco Veloso, o professor de Estratégia Global e diretor Acadêmico do Global Talent Competitiveness Index (GTCI), Felipe Monteiro, estiveram no país para uma intensa agenda de encontros com CEOs e executivos C-level, a imensa maioria deles ex-alunos, ao longo de uma semana.

O presidente da INSEAD Alumni Association Brazil (IAAB), Antonio Uras, acompanhou os dois convidados e coordenou os trabalhos de comunicação da Art Presse, agência de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa.

O INSEAD é reconhecido como a melhor escola de negócios do mundo, sendo a única presente em todas as edições do Ranking do Financial Times na última década (10 vezes no Top 5; seguida por Wharton com 8, Harvard com 7, Stanford com 6 e, empatadas, Columbia e IESE com 4. O INSEAD ficou em 1º por 3 vezes, em 2º por 3, em 3º por 2, em 4º por 2), o INSEAD reúne alunos de mais de 90 nacionalidades, tem sede em Fontainebleau (França) e campi em Singapura, Abu Dhabi e São Francisco.

A Art Presse coordenou a divulgação na imprensa da visita, incluindo entrevistas de Francisco Veloso com Brazil Economy, CNN Money, Folha de S. Paulo e Valor Econômico, além de uma entrevista com o Estadão e uma conversa do professor Felipe Monteiro com a revista Exame.

INSEAD faz pesquisas sobre empresas brasileiras

Segundo Antonio Uras, o INSEAD tem aprofundado suas pesquisas sobre empresas brasileiras que inovam globalmente e observado forte crescimento na educação executiva no país. A comunidade brasileira de ex-alunos é uma das maiores do mundo: 1.640 vivem no Brasil e outros 460 no exterior. No MBA atual, 46 brasileiros estão matriculados, representando 5% da turma, acima da média de mercados emergentes.

Entre os temas mais demandados pelos jornalistas estiveram: o uso de tecnologia no ensino e na gestão, as novas competências para líderes em tempos de Inteligência Artificial e a forma como o INSEAD está reposicionando sua atuação global diante das incertezas geopolíticas.

A instituição defende que a formação de líderes deve combinar visão estratégica global, domínio de tecnologias emergentes e responsabilidade social. Por isso, tem incorporado de forma acelerada IA e sustentabilidade em seu currículo e em seus programas de liderança.

Como utilizar a IA nos negócios

Para Francisco Veloso, reitor do INSEAD, cresce rapidamente a importância de habilidades ligadas ao uso inteligente da IA na análise de cenários e na tomada de decisão. Ele destaca, porém, que isso exige uma abordagem interdisciplinar: “É preciso combinar IA com marketing, finanças, gestão da cadeia de suprimentos e outras áreas.”

Outro ponto crítico, segundo Veloso, é o pensamento crítico. “As ferramentas geram muita informação, mas não decidem por nós.”

Veloso também ressalta o papel da liderança e dos negócios na construção de pontes em um ambiente político polarizado. O objetivo do INSEAD é preparar líderes para um mundo moldado pela IA, pelas tensões geopolíticas e pelos desafios da sustentabilidade. “A experiência de aprendizagem precisa ser mais global, interativa e tecnológica, sem perder a dimensão humana. A IA evolui de maneiras diferentes na China, na Europa e nos EUA, e nosso papel é unir essas perspectivas.”

A diversidade, afirma, é a essência da escola, que reúne professores de 174 nacionalidades e uma rede de mais de 72 mil ex-alunos em 184 países.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Mais Info