Hoje o assunto é Media Training.
CEO significa, em português, “executivo chefe”. É o “chefe dos chefes” e responsável pela condução de uma grande empresa de acordo com os rumos e estratégias validadas pelos conselhos de administração. O problema é que muitos CEOs se comunicam mal, não sabem se expressar e aproveitar a oportunidade de ouro de falar com o público por meio da imprensa.
Media training é o nome que se dá a um programa de capacitação de executivos C-Level que representam uma determinada empresa ou organização. Chamamos estes executivos de “porta-vozes”.
Em quase 40 anos de atividades como CEO da Art Presse, tive a oportunidade de treinar executivos de grandes organizações, a Globo por exemplo e de diferentes segmentos (TV paga, comunicação, indústria farmacêutica, indústria, startups e tecnologia). E também de proprietários e herdeiros. Um deles era da família de fundadores da OAS.
Desenvolvemos uma metodologia que simula situações de fato, com a utilização de repórteres e perguntas difíceis, por vezes absurdas.
Muitos dos executivos que treinamos são profissionais e pessoas brilhantes. Participam de treinamentos duros, rigorosos, extenuantes. Basta acender as luzes das câmeras, que a boca dos executivos seca, o coração acelera e o resultado é desastroso.
Costumo usar a analogia de jogadores de futebol (quando o público é masculino): não basta ter talento e saber jogar. É preciso treinar. Para falar para a imprensa e para a mídia em geral (incluindo a social media) é preciso treinar sempre.
Media training: mulheres versus homens
Por falar em público masculino. De cada 10 executivos homens treinados, sete têm uma performance ruim. De cada 10 executivas mulheres, sete mandam super bem. Falar bem não tem a ver com inteligência racional; é um exercício de coeficiente emocional. Acho que as mulheres são superiores aos homens em inteligência emocional, simples assim.
Aparentemente, falar bem é para pessoas que sabem e gostam de se exibir. Este é um conceito televisivo: a TV exibe. Mesmo assim conheci grandes apresentadores tímidos que têm um certo incômodo nesta exposição. Por isso treinam e se preparam sempre. Sabem que a exibição é uma prática que requer seguir uma série de protocolos.
Ok, mas vale a pena se expor e aparecer na imprensa? Pergunte para os CEOs das big tech – as empresas que aparecem todos os dias nos noticiários e sabem como ninguém utilizar a ferramenta do RP (relações públicas) e assessoria de imprensa. Vamos falar muito aqui sobre Media Training.



