Acompanhei centenas de entrevistas de clientes nos últimos 40 anos por meio da minha agência de RP (relações públicas e assessoria de imprensa), a Art Presse. Todos, sem exceção, participaram previamente dos treinamentos de mídia – o “media training” – antes de concederem entrevistas à imprensa.
Alguns CEOs ainda me perguntam: é importante manter um trabalho de assessoria de imprensa regular, mesmo tendo em vista os riscos inerentes à exposição e consequentes erros e mal-entendidos?
Respondendo de maneira direta: sim.
Veja o caso dos maiores usuários desse serviço: as big tech. Hoje centenas de marcas utilizam esta ferramenta poderosa como estratégia de branding. Todos os dias somos bombardeados por notícias sobre a OpenAI, ChatGPT, Deep Seek, Gemini … e até empresas B2B como Nvidia.
Estas marcas, e seus CEOS, estão léguas à frente das empresas tradicionais em relação ao uso do RP (relações públicas).
Mas para se obter esse tipo de resultado em RP, um dos elementos fundamentais é que o CEO ou porta-voz da empresa esteja bem treinado.
Bons porta-vozes são habilidosos com a comunicação e têm tanto conhecimento do seu negócio e do mercado que acabam direcionando a pauta pela relevância das informações ou pontos de vista apresentados.
Apenas um media training?
Mas já presenciei CEOs extremamente preparados e inteligentes se perderem em uma entrevista porque não seguiram os protocolos transmitidos e discutidos previamente. Acreditaram que apenas o seu conhecimento técnico e preparo era o suficiente, e não era.
Alguns CEOs acham que é preciso fazer apenas um media training em suas vidas. Errado. Como todo jogador talentoso, é preciso treinar regularmente. A prática leva a um aprimoramento das técnicas. E mesmo com muita prática é possível errar feio, caso não se siga os protocolos.
A razão disso é que do outro lado, há um profissional (jornalista) que pratica a sua atividade regularmente e que desenvolveu uma habilidade de perceber falhas, contradições ou fatos (não apresentados). Seja por sensibilidade ou por simples investigação e checagem com diversas outras fontes além das informações proferidas por um CEO.
Termino aconselhando: programe pelo menos duas sessões de media training para o próximo ano. E boas festas!



