Media training: os CEOs precisam melhorar a sua comunicação

Media training

Hoje o assunto é Media Training.

CEO significa, em português, “executivo chefe”. É o “chefe dos chefes” e responsável pela condução de uma grande empresa de acordo com os rumos e estratégias validadas pelos conselhos de administração. O problema é que muitos CEOs se comunicam mal, não sabem se expressar e aproveitar a oportunidade de ouro de falar com o público por meio da imprensa.

Media training é o nome que se dá a um programa de capacitação de executivos C-Level que representam uma determinada empresa ou organização. Chamamos estes executivos de “porta-vozes”.

Em quase 40 anos de atividades como CEO da Art Presse, tive a oportunidade de treinar executivos de grandes organizações, a Globo por exemplo e de diferentes segmentos (TV paga, comunicação, indústria farmacêutica, indústria, startups e tecnologia). E também de proprietários e herdeiros. Um deles era da família de fundadores da OAS.

Desenvolvemos uma metodologia que simula situações de fato, com a utilização de repórteres e perguntas difíceis, por vezes absurdas.

Muitos dos executivos que treinamos são profissionais e pessoas brilhantes. Participam de treinamentos duros, rigorosos, extenuantes. Mas basta acender as luzes das câmeras, que a boca dos executivos seca, o coração acelera e o resultado é desastroso.

Costumo usar a analogia de jogadores de futebol (quando o público é masculino): não basta ter talento e saber jogar. É preciso treinar. Para falar para a imprensa e para a mídia em geral (incluindo a social media) é preciso treinar sempre.

Media training: mulheres versus homens

Por falar em público masculino. De cada 10 executivos treinados, sete têm uma performance ruim. De cada 10 executivas, sete mandam super bem. Falar bem não tem a ver com inteligência racional; é um exercício de coeficiente emocional. Acho que as mulheres são superiores aos homens em inteligência emocional, simples assim.

Aparentemente, falar bem é para pessoas que sabem e gostam de se exibir. Este é um conceito televisivo: a TV exibe. Mesmo assim conheci grandes apresentadores tímidos que têm um certo incômodo nesta exposição. Por isso treinam e se preparam sempre. Sabem que a exibição é uma prática que requer seguir uma série de protocolos.

Ok, mas vale a pena se expor e aparecer na imprensa? Pergunte para os CEOs das big tech – as empresas que aparecem todos os dias nos noticiários e sabem como ninguém utilizar a ferramenta do RP (relações públicas) e assessoria de imprensa. Vamos falar muito aqui sobre Media Training.

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