Assessoria de Imprensa
A Art Presse é uma das agências de Assessoria de Imprensa mais tradicionais do mercado brasileiro, tendo um trabalho reconhecido na área com o lançamento de marcas que são hoje conhecidas por todo o mercado, como NET e Globosat (veja mais em Cases). Hoje, atendemos empresas de diversos segmentos, incluindo saúde, tecnologia e política internacional.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é uma área da comunicação, particularmente das Relações Públicas, que visa construir e manter relacionamentos entre uma marca e os veículos de comunicação — jornais, revistas, portais, programas de televisão, rádio etc. Tudo isso de forma espontânea, ou seja, sem que a marca precise pagar por um espaço na mídia, como acontece com a publicidade ou propaganda.
Para isso, os assessores buscam divulgar informações relevantes e positivas de seus clientes para o público, transformando-as em notícias de interesse geral que despertem o interesse da imprensa. Desse modo, a marca é citada na mídia de forma positiva, reforçando assim a reputação da organização, transmitindo a mensagem da marca de forma eficaz e alcançando os públicos-alvo desejados por meio dos veículos de comunicação.
Para atingir esse objetivo, os profissionais do setor se valem de recursos estratégicos, como a elaboração de comunicados de imprensa, oferecimento de pautas exclusivas, organização de coletivas de imprensa e de encontros de relacionamento com jornalistas, promoção de eventos, além de oferecer treinamentos específicos para lidar com os jornalistas (media training) e também o gerenciamento de eventuais crises que possam acontecer. Ao manter uma relação transparente e ética com jornalistas e veículos noticiosos, a confiança conquistada pela marca na mídia reflete diretamente na percepção de seus clientes. Saiba mais sobre alguns benefícios desse serviço:
Maior Visibilidade: A mídia tem um alcance poderoso e pode levar sua mensagem a um público vasto e diversificado, muito maior do que seria possível apenas com esforços de marketing tradicionais. E mais: sem precisar recorrer à publicidade e conteúdos pagos.
Credibilidade Reforçada: Nenhum outro meio de comunicação consegue reproduzir a confiabilidade atribuída à imprensa. Principalmente nos dias atuais com a proliferação das Fake News nas mídias sociais, as pessoas averiguam nos meios de imprensa mais respeitados a veracidade da informação. Dessa forma, os consumidores e possíveis investidores tendem a confiar mais em marcas que são mencionadas de forma positiva nesses veículos.
Relacionamentos com a Mídia: O trabalho da assessoria de imprensa é uma constante construção e manutenção de relacionamentos sólidos com jornalistas e influenciadores de forma estratégica, a fim de potencializar oportunidades de conseguir cobertura midiática para os assuntos de interesse da marca, auxiliando o jornalista com fontes para entrevistas e também oferecendo pautas de seu interesse.
Gestão de Crises: Se surgirem problemas, uma assessoria de imprensa capaz de traçar um plano eficaz de gerenciamento de crises pode ajudar a controlar a situação, antes mesmo desta se tornar uma crise. Além disso, em momentos delicados, a relação sólida com a imprensa pode ser sua maior aliada, minimizando danos à reputação da marca.
Em meio a mercados tão competitivos, a presença na mídia é essencial para amplificar o sucesso de qualquer organização. Com nossa experiência e compromisso com a excelência, a Art Presse pode impulsionar a sua marca na mídia. Entre em contato conosco para saber mais!
O correto uso desta ferramenta é conhecido desde o começo do século XX, através de pioneiros como Edward L. Bernays e Ivy Lee. No Brasil, esta disciplina da comunicação começou a ser utilizada na década de 70, por executivos recém-saídos das multinacionais, que trouxeram este conceito ao mercado.


English