Assessoria de imprensa ou consultoria de comunicação?

Uma nota publicada na coluna Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo hoje no caderno Ilustrada me chamou a atenção. Transcrevo aqui a notícia:

“Imagem é tudo – Ao relatar o Código Florestal, o agora ministro [comentário: Aldo Rebelo, será empossado ministro dos Esportes oficialmente na próxima 2ª-feira, 31 de outubro, em substituição ao Orlando Silva, ambos do PC do B] turbinou gastos de seu gabinete. Entre outras providências, contratou a consultoria de comunicação CDN para divulgar a defesa de suas idéias. Em março, gastou no total R$ 33 mil da cota parlamentar. Em setembro, quando o tiroteio arrefeceu, baixou os custos para R$ 14.995,00”.

Este, evidentemente, não é um espaço para comentários sobre o mundo da política, área que a Art Presse recusa-se a entrar, por uma questão de modelo de negócios.

O que me agradou na informação foi o fato de a colunista Mônica Bergamo ter se referido ‘a CDN como uma “consultoria de comunicação”. Pesquisei o site da empresa, seção “Institucional”. A CDN se apresenta como uma agência de comunicação corporativa, que oferece uma série de serviços e soluções abrangentes na área de comunicação. Ou seja, quem percebeu a CDN como “consultora de comunicação” foi a redatora da nota.

Há muito tempo, tenho insistido no mercado que as agências de RP e Assessoria de Imprensa têm um papel fundamental na comunicação estratégica das empresas, que se inicia com uma “consultoria de comunicação” e segue adiante no oferecimento de serviços que incluem a operação (ou gestão) dos mesmos.

Creio que boas agências são aquelas que sabem diferenciar e cobrar por estes serviços. A consultoria é um trabalho que antecede a operação e que, muitas vezes, trafega em paralelo à execução dos serviços.

Há que se manter equipes capacitadas e adequadas aos clientes e entregar os serviços na velocidade adequada.

A Art Presse é uma consultoria de comunicação. Apresentamo-nos como uma agência “boutique”, que oferece desde os serviços de consultoria a uma gama de outros trabalhos como Assessoria de Imprensa, Organização de Eventos, Memória Empresarial, Produção de Textos off-line e online (por meio da unidade digital 140).

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