A sabedoria das massas

Baseado nos dados coletados por meio de uma pesquisa que custou cerca de US$ 9 milhões, o livro “Wikinomics: How mass collaboration changes everything” explica como a colaboração em massa está acontecendo muito além das fronteiras de sites colaborativos, como o Youtube e a Wikipedia. Grandes conglomerados multinacionais estão utilizando essas novas tecnologias como uma injeção de vida em suas atividades. Os autores, Don Tapscott e Anthony D. Williams, analisam casos emblemáticos de empresas tradicionais como a Procter & Gamble e a Goldcorp que utilizaram colaboradores externos e competições on-line para se reinventar e criar parcerias com pessoas do mundo todo, em uma espécie de conferência virtual mundial.

Wikinomics é um guia indispensável para se compreender o novo conceito de competitividade do séc XXI.

Segundo Oswaldo Pepe, aqui da Art Presse, este novo fenômeno das “sabedorias das massas” só ocorreu por causa do surgimento das Redes Sociais e inversão do modelo de comunicação. Curiosamente, lembra Pepe, tudo surgiu com uma comunidade de fãs do Star Wars que se uniu para avançar em temas relacionados à explicações e análises científicas dos mundos criados por George Lukas, que inicialmente se opôs a isso mas em seguida vislumbrou que poderia aplicar as hipóteses levantadas pela comunidade nos filmes da série.

A Art Presse é uma empresa de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, com sede em São Paulo.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.