Mundo digital: os novos também sofrem

Os novos grupos de mídia digital estão encontrando dificuldades para atingir as metas estabelecidas para este ano de acordo com reportagem publicada originalmente no Financial Times e republicada em português no Valor Econômico com o título “Para novos grupos de mídia, o inverno já chegou”. A matéria traz vários exemplos. A receita da Vice Media, por exemplo, ficou US$ 100 milhões abaixo de suas previsões em 2017.

Empresas como o BuzzFeed e a Vox Media enfrentam os mesmos desafios que a mídia tradicional e tentam diversificar e progredir em um momento em que grupos como o Netflix e a Amazon Prime têm todas as atenções voltadas para si. Outro ponto destacado na reportagem foi a recente alteração no algoritmo do Facebook, que deixou de privilegiar páginas com conteúdo jornalístico. Embora não seja possível ainda medir seu impacto, acredita-se que haverá um impacto negativo nas receitas dos grupos que usam essas plataformas como principal meio de distribuição de conteúdo.

A mídia tradicional, por outro lado, resolveu adotar outra estratégia e focar suas receitas em assinaturas e não mais em anúncios. O The New York Times anunciou que ultrapassou o valor de US$ 100 milhões em receitas provenientes das assinaturas em 2017. O que se vê é que novas e tradicionais mídias precisam se reinventar para conseguir sobreviver no novo cenário da digitalização.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.