LivaNova: inovação médica a conhecimento do público

Em 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, passou-se a dar mais destaque a tratamentos relacionados à respiração, uma vez que a doença pode provocar síndromes respiratórias graves. Em um período em que ainda não havia vacina, as máquinas de oxigenação extracorpórea – as chamadas ECMO – ganharam a imprensa por salvarem vidas de pacientes com coronavírus se valendo de tecnologia de ponta.

A Art Presse trabalhou com a LivaNova, empresa global de tecnologia e inovação médica, que fabrica máquinas como a ECMO, para divulgar os benefícios que o equipamento poderia proporcionar aos pacientes, em especial àqueles em estado grave, com a função pulmonar bastante fragilizada. Por meio de nossas atividades, grandes veículos nacionais reconheceram o assunto como interesse público, e a ECMO virou notícia na Veja, no UOL e em diversos portais especializados, como o Hospitais Brasil, ganhando ainda maior destaque quando personalidades foram tratadas com a tecnologia.

Foto: A máquina ECMO S5CP5, da LivaNova, para oxigenação extracorpórea.

Além desse equipamento, que funciona como um pulmão artificial, a LivaNova fornece a tecnologia de autotransfusão, técnica usada em cirurgias onde o sangue do paciente, que seria perdido durante o procedimento, é recuperado, passando por uma filtragem e retirada de quaisquer impurezas, e então retransfundido no próprio paciente. Assim, problemas decorrentes de uma transfusão de sangue convencional, como contaminação e/ou rejeição, são praticamente eliminados, já que o paciente recebe seu próprio sangue.

Com essa tecnologia, chamada XTRA, a LivaNova foi notícia novamente nos principais jornais do Brasil, inclusive na TV. Identificando o problema da falta de abastecimento dos hemocentros, a Art Presse desenvolveu uma estratégia regional para cada estado que se encontrava com reservas de sangue baixas na época – Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná e São Paulo – com releases que alertavam a população para a importância da doação e apresentava a máquina XTRA como uma alternativa de alta tecnologia para alguns casos onde há muita perda de sangue durante a cirurgia. O resultado foi o aumento da conscientização sobre o problema e um maior conhecimento do público sobre a autotransfusão.

Durante a divulgação, também contamos com o apoio do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, que falou com a imprensa sobre a importância da autotransfusão como alternativa segura às transfusões de sangue nas cirurgias cardíacas e também sobre as filas para atendimento médico cardiovascular no sistema público de saúde. Com isso, a autotransfusão e a importância da priorização das cirurgias do coração foram pauta da Veja, Record (no Domingo Espetacular), CNN, Band, Jovem Pan, UOL, Estadão e O Globo, além de outros grandes veículos regionais de cada estado.

Foto: Equipamento XTRA de autotransfusão, também fabricado pela LivaNova.
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.